terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Você com VIDATIVA em 2013

O ano está começando e é hora de perseguir novos objetivos no trabalho, na vida pessoal e na corrida.

Nós mostramos os caminhos para turbinar seus treinos em 2013!


Você aproveitou a parada de final de ano para descansar, curtir os amigos, a família. Talvez até tenha tirado umas férias. Seu corpo e sua cabeça estão zerados. É hora de voltar à rotina e isso inclui retormar a atividade física que nos traz tanto benefício. O segredo é saber se planejar para não perder o pique nem a vontade. Tente identificar os bons motivos que te levam a treinar, arme-se deles e de seus tênis e corra!

Cruzar uma linha de chegada ou receber uma medalha de participação em provas pode ser um bom estímulo para alguns corredores. Para outros a melhora do desempenho, o fortalecimento muscular ou emagracimento funcionam melhor. Não pense que nos esquecemos da parte social, um forte aliado motivacional, afinal de contas o encontro com os amigos da corrida promove um ambiente divertido e a parceria durante as passadas anima ainda mais o treino. Por fim ainda existem as questões fisiológicas, uma enxurrada de hormônios é liberada durante a corrida gerando um super estímulo ao bem estar, prazer e satisfação.

Mesmo sabendo de tudo isso você ainda não conseguiu reajustar o esporte à sua rotina? Nós te damos uma mão, vamos lá!

Para iniciar o ano com tudo e super motivado para encarar os treinos o primeiro passo é definir seus objetivos: que tal bater seu melhor tempo nos 5 ou 10K? Ou quem sabe encarar a primeira meia-maratona? Quer emagrecer de forma saudável e que quebra ganhar pernas mais fortes?

Seja qual for sua meta montamos um guia para ajudar você a acelar em 2013, confira o passo-a-passo e entre o ano a mil!

Passo 1: Planeje e motive-se

Estabelecer metas, traçar estratégias de treino e valorizar os hábitos e pensamentos que te fazem treinar mais e melhor são a chave para um ano de bons resultados

Estabelencendo objetivos > Dê uma espiada no calendário de provas, pesquise corridas de seu interesse, inclua no seu roteiro de viagem de férias e estabeleça metas de participação, de tempo ou ritmo para realizá-las;

Seja paciente > Não fiquei ansioso ou decepcionado por não ter resultados imediatos, os objetivos não se alcançam da noite para o dia, depois de definí-los o próximo passo é planejar-se para cumpri-los, respeitando todas as fases do treinamento. Assim que os objetivos são estabelecidos podemos preparar os treinos de forma que não prejudiquem sua saúde ou outras áreas da sua vida.

Controle a malhação > O reforço muscular é fundamental na busca pela melhora do desempenho, no entanto é importante dosar e organizar as atividades para que a musculação em excesso não atrapalhe a corrida e vice-versa. Caso tenha dúvidas a respeito pergunte aos professores.

Monte uma agenda esportiva > Marque em sua agenda os dias e horários de treino e os trate como compromissos inadiáveis! Aproveite a agenda como um diário para relatar como foi a corrida e poder acompanhar sua melhora ao longo do treinamento.

Sai zica!
Como combater o diabinho que fica dizendo "não vá treinar..."

Se sua desculpa é... O trabalho
Ela desaparece se você...
Definir pelo menos 2 horários de treino. Se você sabe que depois que senta na frente do computador não terá hora para sair, treine antes de ir trabalhar. Se você tem a hora do almoço flexível ou um tempo entre uma reunião e outra para dar uma escapadinha lembre sempre de carregar seu material de corrida, fica fácinho calçar os tênis e ir dar uma pernada!

Se sua desculpa é... O clima (a chuva, o frio, o sol forte)
Ela desaparece se você...
Lembrar que já se inscreveu naquela prova tão aguardada e o tempo está correndo. Escolha aquele amigo que encara qualquer parada e joguem-se contra o mau tempo. No final vocês dois estarão satisfeitos e com o dever comprido.

Se sua desculpa é... O despertador ("Perdi a hora")
Ela desaparece se você...
Providenciar um segundo alarme. E se você tem o hábito de desligar o despertador, virar de lado e continuar embaixo das cobertas, coloque o aparelho fora do seu alcance assim quando ele tocar você será obrigado a levar para desligá-lo. Outra estratégia boa é combinar com um amigo uma ligação ou uma carona para a corrida.

Se sua desculpa é... Dor de cabeça
Ela desaparece se você...
Considerar que uma das formas de previnir enxaquecas é a prática de exercícios aeróbicos. Se estiver com dores frequentes consulte um médico e evite correr durante uma crise forte.

Não perca a postagem da próxima semana!
Passo 2: Prepare a base - exercícios de reforço muscular, equilíbrio e alongamento para torná-lo um corredor de aço!

Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário