quarta-feira, 20 de março de 2013

Acessórios pra que te quero!

Salve galera Vidativa!

A expansão das corridas de rua trouxe também um verdadeiro mercado voltado para os praticantes da modalidade. Muito além dos tênis e roupas apropriados para a corrida, os acessórios estão cada vez mais diversificados e sofisticados atendendo a demanda de todos os tipos de atletas. Há quem defenda o estilo de corrida minimalista mas para quem gosta de estar por dentro das novidades do mundo da corrida a Vidativa Floripa traz as principais opções para você correr muito bem "acessorado", confira:



Meias de compressão ou Canelitos

 

Uma das principais tendências no momento são as meias de compressão ou polainas/canelitos.
As meias de compressão foram criadas para ajudar a reduzir a sensação de cansaço e peso nas pernas após provas e treinos longos, diminuindo o risco de lesões. As meias têm a função de barreira elástica para os músculos da panturrilha, comprimindo a musculatura e melhorando o retorno venoso, que aumenta o fluxo sanguíneo na região. Por conta disso, há uma maior oxigenação e remoção de lactato, responsável pela regeneração mais rápida da área afetada.  
 
 

 Frequencímetro/ Monitor Cardíaco

 
O frequencímetro, ou monitor cardíaco, serve para aferir e controlar os batimentos cardíacos de uma pessoa durante a prática da atividade física. Com ele, o indivíduo percebe se o esforço está além do que deveria ou se pode dar um gás nos treinamentos. Sendo assim, quem usa o aparelho tem uma maior precisão do que está acontecendo, consequentemente, está mais seguro.
Os modelos mais básicos monitoram tempo, frequência cardíaca (com a cinta peitoral) e gasto de calorias, enquanto os avançados utilizam GPS integrado para registrar distâncias e mapear rotas – para os triatletas, existem opções que mensuram até a distância percorrida dentro d’água.
 
 

 Óculos


 “O óculos faz parte da armadura do guerreiro”, disse o triatleta argentino Oscar Galindez, tricampeão do Ironman Brasil. Há uma grande variedade de produtos no mercado que protegem os atletas das intempéries climáticas, como sol forte, chuva e ventanias – quem nunca correu contra o vento cerrando os olhos para evitar que partículas de poeira atingissem os olhos?
Modelos de algumas marcas permitem a troca fácil de lentes, o que possibilita que o atleta utilize a mesma armação apenas substituindo a lente de acordo com a condição visual. Além das convencionais, há lentes projetadas para a noite e dias nublados.
 

Manguitos

 
 
Os manguitos, que já vem sendo usado por ciclistas por alguns anos, agora já podem ser visto em alguns corredores.
São mangas avulsas, usadas pra manter os braços aquecidos durante a corrida sem a necessidade de usar uma blusa de manga longa ou até mesmo um casaco. São práticos, fáceis de manusear e guardar caso necessário durante a corrida. Existem ainda modelos com compressão e até versões que esfriam os braços protegendo o corpo das altas temperaturas.
 
 

 Braçadeira/Armband

 
Este é um acessório indispensável para quem gosta de ouvir música enquanto corre. Os armbands são projetados para carregar o celular ou mp3 player junto ao braço, em uma altura que permita os fones chegarem ao ouvido sem dificuldades. Bom para quem utiliza aplicativos de celulares próprios para a corrida ou quer apenas carregar volumes pequenos, como chaves e documentos.
 
 

Cinto de hidratação ou Porta-Numeral


Quem faz treinos e provas longas muitas vezes não quer parar para fazer uma reposição energética ou reidratação, apesar de tais procedimentos serem altamente recomendados após 50 minutos de atividade. Para isso, existem cintos de hidratação com compartimentos para gel ou pequenos objetos.
Em competições onde a hidratação é garantida pela organização da prova é comum utilizar um porta-numeral que também possua encaixes para suplementos.

 

Porta-acessórios

 
O porta-acessórios equivale a um pequeno “bolso avulso”. Em material leve, geralmente vem com uma presilha que o permite ser preso ao cadarço do tênis para levar itens pequenos – como dinheiro e chave – ou mesmo um chip não descartável de provas.
Para quem é adepto do Nike+ e tem o shoepod (chip da marca) mas não quer ser obrigado a utilizar um tênis Nike para contabilizar seus quilômetros, o porta-acessórios é uma solução inteligente.
 
 
 
 

Viseira


A viseira é uma alternativa ao boné. O boné tem basicamente as mesmas funções – prende o cabelo e sua aba impede que a vista seja prejudicada pela luz forte e até chuva. Além disso, protege o couro cabeludo do sol e ajuda a esquentar a cabeça em dias mais frios. A diferença é que a viseira permite maior ventilação do couro cabeludo. Nesse ponto, só deixa de ser vantajosa em relação ao boné para quem não tem cabelo

 

 

Touca/gola

 
Corredores amadores normalmente treinam em horários em que a temperatura é mais baixa, como bem cedo ou à noite. Nas épocas mais frias do ano, acessórios que minimizam os efeitos negativos das baixas temperaturas são toucas ou golas em tecidos esportivos.
Existem modelos no mercado que unem o mesmo acessório em uma única peça, permitindo que o atleta escolha o uso de acordo com a ocasião.

 
 

Vale lembrar que todos os acessórios devem ser testados durante os treinos antes de estreá-los em provas. Depois aprovados é só se equipar de acordo com a sua necessidade e correr!

 

Boa semana e bons treinos!

 

Um comentário: