quinta-feira, 27 de março de 2014

Vidativa no Revezamento Volta à Ilha 2014

Volta à Ilha 2014: percurso de 140km vai tirar o fôlego de 3,7 mil atletas, 20 deles serão nosso vidativados!

Corrida que contorna a Ilha de Santa Catarina chega a 19ª edição no próximo dia 12 de abril. A prova tem trechos de trilhas, areia, morros e asfalto com diversos níveis de dificuldade.
A 19ª edição do revezamento mais famoso do Brasil tem data marcada para o próximo dia 12 de abril. A competição é conhecida por desafiar 3,7 mil atletas de todo o território nacional e internacional a se revezarem em trechos de trilhas, morros, areias e asfalto para completar a prova que tem um dos maiores e mais difíceis percursos do país. No ano passado, a equipe campeã levou 8h01m05s para terminar o trajeto.
Volta à Ilha euatleta (Foto: Divulgação)
Volta à Ilha 2014 terá percurso de 140km e vai tirar o fôlego de 3,7 mil corredores (Foto: Divulgação)


O percurso do Volta à Ilha passa por 25 das 41 praias de Florianópolis. Ao longo de 19 edições, foi sendo adaptado para fugir de rodovias movimentadas e ficar mais fiel ao contorno da Ilha. No início eram 150km e mais de 20 pontos de troca, que diminuíram para 140 e 18. Cada um deles foi escolhido de forma estratégica para que a corrida flua e conte um pouco da história de Florianópolis.

As equipes inscritas em oito diferentes categorias largam entre às 4h15m e 7h30m, no trapiche da avenida Beira-Mar Norte, no centro da Capital. Logo no começo da prova, depois de 25km no sentido Norte no asfalto da SC-401, o percurso passa no lugar em que foi construída a primeira rua calçada do estado: os tradicionais bairros de colonização portuguesa Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Os corredores têm dez minutos de descanso ao terminar este trecho. Para chegar no próximo ponto da corrida, no Pontal da praia Daniela, os participantes fazem uma travessia de barco ou de banana boat. O tempo é descontado do total da prova. Ou seja, não é cronometrado.

Volta à Ilha euatleta (Foto: Divulgação)
Travessia de banana boat para chegar no Pontal da Praia da Daniela


Ao desembarcar na praia da Daniela, o percurso segue no sentido Oeste e passa pela Praia do Forte, Jurerê Internacional, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, até alcançar a Ponta das Canas, no extremo Norte da Ilha. Ao chegar na Lagoinha de Ponta das Canas, o atleta enfrenta uma trilha de 3,5km, com 180 metros de altitude, que o leva até a praia Brava. Em seguida, há outra trilha, entre a praia Brava e os Ingleses.

A corrida segue no sentido Sul, contornando as praias do Leste da Capital: Santinho, Moçambique, Barra da Lagoa, Joaquina, Campeche, Armação e Pântano do Sul. Os trechos variam entre dunas, asfalto e areia. Depois da praia dos Açores, chega o ponto mais difícil do percurso: a estrada de terra do Morro do Sertão. São 15km, sendo 6km de subida do morro de 250 metros de altitude. A prova continua no sentido Norte, passando pelo Ribeirão da Ilha, aeroporto, rodoviária e voltando para a avenida Beira-Mar Norte, até finalmente cruzar a linha de chegada.

A prova é muito disputada desde o momento das inscrições, que podem ser garantidas da seguinte forma: pódio nas provas organizadas pela EcoFloripa, participação em todas as provas organizadas pela mesma ou por sorteio. 

A Vidativa garantiu duas vagas através do pódio na Maratona Express, prova de revezamento km a km. Vamos para o 19º Volta à ilha com uma equipe participativa e uma equipe aberta mista. 
Os treinos específicos já começaram e partir desta semana o vidativafloripa.com será invadido com muitas informações e boletins sobre a corrida mais aguardada do ano!

GO VIDATIVA!

conteúdo adaptado de:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário