terça-feira, 5 de agosto de 2014

BOTA PRA CORRER!



Quer  aprender a correr mas não sabe por onde começar? A Vidativa Floripa te dá uma mão e te bota pra correr pois no mês de agosto os treinos de corrida e caminhada tem passagem livre!


Neste post vamos dar o caminho das pedras para você acelerar a passadas com segurança e motivação!
Muita gente pensa que para começar a correr é só colocar um tênis e sair enlouquecido na rua correndo, mas a verdade é que quem faz isso vai acabar se machucando e não vai conseguir manter o ritmo por muito tempo. Começar a correr envolve planejamento e disciplina, e a não ser que você já tenha um mega condicionamento físico o início vai requerer também paciência, afinal não é por que você decidiu começar a correr hoje que amanhã você já vai estar correndo uma maratona. 

Foque no seu objetivo, e siga as seguintes dicas que você chega lá.

1- A melhor forma que começar a correr é traçar metas, qual é o seu objetivo com a corrida? Participar de uma corrida de rua? Emagrecer? Trace uma meta. Que tal participar de uma corrida de 5k na sua cidades? Ou contar para os amigos do facebook ou do instagram que você decidiu correr 5k, dividir os objetivos e se motivar junto aos amigos pode ser maravilhoso.

2- Baixe um aplicativo no seu telefone para lhe auxiliar nos treinos, ele vai medir as distâncias percorridas e facilitar que você siga a sua planilha de corrida de forma correta, além de também proporcionar a opção de dividir as suas conquistas com os amigos online. Os melhores são o Runtastic, Endomondo, o Runkeeper, o Nike + e o Garmin conect. (Logo vai ter um post detalhado sobre cada um dos aplicativos por aqui)



3- Escolha um bom tênis de corrida e não esqueça de comprar o tênis um ou dois números maiores do que você usa normalmente (dependo da distância que você almeja correr). Logo teremos um post completo explicando como se deve escolher o tênis de corrida, aguarde!

4- Siga uma planilha adequada ao seu nível, siga a risca o planilha, nada de pular os treinos ou não fazer as pausas. A corrida é um esporte de muito impacto, um machucado ou dores pelo corpo podem te custar semanas de treino. A Vidativa Floripa elabora planilhas individuais e tem uma especialmente para você dar seus primeiros passos, entre em contato conosco através do vidativafloripa@gmail.com e informe-se!
5- Alongue, não é necessário fazer o alongamento antes da corrida, já que você pode aquecer os músculos iniciando a corrida com 500m de caminhada ou 5 minutos de corrida lenta.

6- Nunca corra de estômago vazio, para se correr bem é necessário que se tenha energia.


Carboidratos não são os vilões da história, e apesar de toda essa onda das proteínas o carboidrato é fundamental para quem deseja correr (se você não exagerar não vai engordar) 1 fatia de pão com geléia ou pasta de amendoim são um ótimo lanche pré-treino, para quem vai treinar a tarde ou a noite. Foco no seu objetivo.


7- Aprenda a escutar o seu corpo, se você está se sentindo sem ar ou com o batimento cardíaco muito alto correndo, é por que você está correndo muito rápido. É importante saber identificar o contrário também, pois se você não está com o batimento levemente acelerado e sentindo o esforço físico é porque está muito lento. Aos poucos você vai se conhecendo como corredor e aprendendo a dosar o ritmo da sua corrida. E quando sentir necessidade de fazer um pausa ou caminhar o faça sem envergonhar-se, caminhe um pouco até recuperar e depois volte a correr.

8- Não caia na armadilha de correr todo dia, o seu corpo precisa de uma pausa para se recuperar do esforço físico e do impacto da atividade aeróbia. Recomendamos alternar os dias de corrida com reforço muscular muito importante para prevenção de lesões, manutenção da postura e melhora da resistência e força.

9 - Aproveite a corrida, monte um set-list de músicas animadas, vá para rua, relaxe com a paisagem e deixe as preocupações derreterem com o suor.

10 - VENHA SER UM VIDATIVADO! A Vidativa Floripa oferece todo o suporte para você ingressar no mundo da corrida ajudando a traçar e alcançar seus objetivos. Nossos treinos são realizados em duas bases: no Trapiche da Beira-Mar Norte às segundas e quartas-feiras e no Lagoa Iate Clube na Lagoa da Conceição às terças e quintas-feiras. Aos sábados gostamos de diversificar os percursos e locais de treino aproveitando o que a nossa ilha oferece de melhor: praias, trilhas e belas paisagens! 
Entre em contato e agende seu primeiro treino através de email: vidativafloripa@gmail.com

BOA SEMANA E BONS TREINOS!

GO VIDATIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário