quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Verão chegando em Floripa, VEM TREINAR COM A VIDATIVA!



























A corrida de rua é um dos esportes mais saudáveis e acessíveis que diminui o estresse e melhora a qualidade de vida. Por isso, é cada vez maior o número de adeptos à modalidade.

No verão, período de férias, é comum vermos ruas, calçadões e praias com inúmeros corredores, cada um com suas próprias metas, mas buscando um objetivo comum: uma vida mais saudável. Os dias mais prolongado convidam à prática de atividades físicas, principalmente ao ar livre mas com aumento da temperatura alguns cuidados são necessários na hora da corrida.

Confira 10 dicas de ouro para treinar sem derreter e curtir todo o Verão Vidativa:  


1. Acostume seu corpo ao calor

Programe-se para treinar gradativamente em horários de temperaturas mais elevadas,  acostumando seu organismo ao calor do verão. 

2. Prefira locais com sombra e treine quando estiver mais fresco

Para evitar submeter-se ao calor do dia, não hesite em correr logo cedo (antes de ir trabalhar) ou à noite, ao retornar do trabalho. Procure locais com sombra (parques, caminhos de floresta, etc).

3. Limite à duração do seu aquecimento

No verão, o aquecimento pode ser mais curto que no inverno. Devido à temperatura ambiente, os músculos aquecem mais rapidamente. Adapte suas necessidades de aquecimento em relação ao calor e às sensações físicas.

4. Escolha roupas respirantes e largas

Durante suas saídas de corrida, sempre use roupas amplas e respirantes. Durante a atividade, em tempo quente, seu corpo poderá resfriar-se mais facilmente. As roupas de corrida de verão são perfeitamente adaptadas à corrida em tempo quente, seus materiais tecnológicos permitem uma boa liberação da transpiração e facilitam a evaporação do calor.

5. Resfrie seu corpo antes da partida e durante a corrida

Antes de correr, você poderá resfriar seu corpo tomando um banho morno ou hidratando-se com água
gelada . Isso permitirá  a abaixa da temperatura de seu corpo, principalmente se você corre à noite, depois de um dia de trabalho. Durante a corrida, se você sentir muito calor, umidifique suas roupas e molhe seus cabelos.

6. Alimente-se e hidrate-se corretamente 


Nesta época do ano os cuidados com a alimentação e hidratação do atleta são fundamentais. Alimentos muito gordurosos, como frituras e carnes gordas devem ser evitados antes e depois da corrida, pois dificultam a digestão.

A desidratação pode levar à queda de rendimento, além de provocar a interrupção do treinamento por dores, câimbras, desmaios e em casos graves à hiponatremia (baixo nível de sódio no sangue), ao coma e até mesmo à morte. Por isso, a importância da hidratação antes, durante e depois da atividade física.

Sugestão de cardápio para treinos e provas de corrida no verão
Antes:
- Consumir alimentos ricos em carboidratos (exemplos: pão integral, aveia, arroz, macarrão, maçã e laranja) entre 1h30 e 30 minutos antes do treino.
· Evitar consumo de açúcares simples (exemplos: açúcar de mesa, bolos, biscoitos e doces) e alimentos muito gordurosos (exemplos: frituras, carnes gordas, creme de leite).
Durante:
- Beber 200ml de água gelada a cada 20 minutos de atividades físicas.
- Bebidas isotônicas são ricas em eletrólitos e mais indicadas para atividades físicas acima de 1 hora de duração.
- A ingestão de carboidratos durante o treino ou competição melhora o desempenho e pode retardar a fadiga. O carboidrato em pó (maltodextrina) ou em gel são as melhores opções para esta reposição energética.

Depois:
- Hidratar-se mesmo após o término das atividades físicas para compensar a perda de água pelo suor.
- Alimentar-se em até 1 hora após o treino para uma boa recuperação.
- Consumir uma fonte de carboidrato associada a uma fonte de proteína (exemplos: pão integral com queijo branco, arroz com frango grelhado e iogurte com aveia).


7. Use um boné
O uso de um boné é indispensável para proteger-se dos raios de Sol e favorecer a evaporação do calor corporal pela cabeça (transpiração)

8. Proteja sua pele e olhos do Sol

Proteja o rosto, os braços e as pernas com um protetor solar, com índice de proteção elevado (a partir de 30).
Como o restante do corpo, os olhos são submetidos aos raios agressivos do Sol, sendo assim durante suas corridas, use óculos de Sol adaptado à sua vista. Você evitará dor de cabeça e deficiências visuais além de proteger os olhos do vento e poeira.

9. Não se superestime, aos primeiros sintomas de insolação, pare sua atividade!

Insolação pode trazer consequências graves para a saúde do corredor. O calor e a umidade são os primeiros fatores que acarretam na elevação da temperatura do corpo. A qualquer sinal de náuseas, vertigens, dor de cabeça, desorientação, fadiga brutal pare sua atividade de imediato, ficando na sombra e procurando hidratar-se.
10. Ao chegar, deixe sua temperatura corporal baixar de modo progressivo.

Não tome banho imediatamente depois da atividade, a temperatura do corpo deve diminuir progressivamente, borrife água em você e tome uma bebida esportiva para recuperar energia.

Com todas estas dicas você está super preparado para encarar os treinos nas altas temperaturas do Verão Vidativa! Fique ligado no vidativafloripa.com pois logo postaremos a programação completa!

BONS TREINOS E GO VIDATIVA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário