quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Como encarar descidas e subidas na trilha

Depois de um final de semana cheio de adrenalina no Mountain Do Lagoa da Conceição listamos algumas dicas para treinar descidas e subidas na trilha e melhorar sua técnica de corrida de montanha


Correr na montanha é diferente de correr na rua. E isso não apenas pelo terreno. Na trilha as provas são mais exigentes e a técnica de corrida também. O corredor tem que ter habilidades específicas para progredir em diferentes tipos de piso (terra, lama, areia, pedregulho, grama, mato alto) e, acima de tudo, saber encarar as diferentes altimetrias. Tem muito mais descidas e subidas na trilha. E é preciso acrescentar a elas mato, galhos, pedras, lama, areia etc, um prato cheio para muita gente travar no meio do trajeto e não conseguir subir nem descer correndo.
Pensando nisso, elencamos dicas essenciais para você trabalhar essas habilidades. Com um treino específico é possível melhorar a parte técnica. Mas lembre-se de que um dos pontos altos da corrida de montanha é justamente o sobe e desce. Por isso, por mais bem preparado que você esteja, muitas vezes, vai dizer: impossível subir ou descer correndo este trecho. Essa é a graça.
Subidas
- Para subir é preciso melhorar sua condição física. Por isso, corra mais em subidas e escadas para se preparar para a montanha. Acrescente, mesmo que na rua, longas subidas nos treinos ou treinos intervalados em subidas mais curtas.
- Faça um trabalho de força na academia. Para subir, você precisa de uma musculatura forte. Assim, invista em treinos de força para membros superiores e para o core, centro de força do corpo.
- Treine o psicológico. Tem gente que odeia subida e, simplesmente, já desanima só de se deparar com uma. Seja amigo delas, pois com toda certeza ela estará no meio do caminha na corrida de montanha. Ao se deparar com aquela ladeira enorme, foque nos treinos de subida que você já fez e curta o percurso e a bela paisagem até chegar ao topo.
Descidas
- Existem as pessoas que odeiam mais as descidas do que as subidas. Na verdade, descidas muito íngremes tem propensão maior a lesões musculares, em função do alto impacto e muitas vezes da mecânica incorreta, afetando especialmente os quadríceps. Isso o impossibilita de correr como quer e em velocidade, pois os riscos de quedas, torções e lesões aumentam.

- Para ter bom rendimento, invista em treinos com exercícios de equilíbrio, propriocepção, pliometria, coordenação e agilidade. Bons exemplos são saltos, corrida com troca de direção e exercícios que usam a escada de agilidade.

- Além do reforço muscular específico vale caprichar na mecânica correta de corrida, priorizando a aterrizagem com o terço anterior do pé ao invés do calcanhar como muitos corredores costumam fazer. Dessa forma você diminuirá o impacto nas articulações e fará menos força para travar os movimentos, possibilitando uma corrida mais fluida e com mais velocidade. 
- Simule o terreno que você não tem. Nem todo mundo mora perto de uma trilha ou tem acesso fácil a elas para treinar pelo menos uma vez na semana. Faça seu próprio parque de diversões. Vá a uma praça ou parque, pule lixeiras, bancos, suba e desça escadas e guias de calçada. Isso ajuda no ganho de rendimento para as descidas na trilha e na velocidade de reação mediante aos obstáculos.
- Algumas provas também podem fazer parte do treino para sua prova-alvo. Por isso, invista em provas de menos quilometragem com terreno acidentado e com subidas e descidas. Quedas são comuns, mas não se iniba por conta delas.
Os corredores da Vidativa Floripa preferem as corridas off-road, onde podem contemplar belas paisagens junto à natureza em percursos desafiadores. Em Florianópolis estamos rodeados de ótimos trajetos com variados tipos de terreno que proporcionam as mais ricas experiências em corrida, principalmente dos longões itinerantes que organizamos. Além do longão em terreno específico acrescentamos durante a preparação para esse tipo de prova treinos intervalados em subidas e descidas para aprimorar a força e potência de subida além de ir adaptando o corpo e a mecânica dos desníveis. 
Quer saber mais sobre as corridas em montanha ou treinar em subidas e descidas? Venha participar dos nossos treinos e descubra como correr para o alto e avante!

Bons treinos e GO VIDATIVA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário