segunda-feira, 30 de novembro de 2015

DESENVOLVA SUA CORRIDA COM TREINOS NA AREIA

Terreno promove mais condicionamento físico, melhora a estabilidade das articulações, entre outros benefícios

A corrida em diferentes terrenos pode proporcionar um excelente condicionamento físico para os atletas. A areia, por exemplo, contribui para a melhora da força dos membros inferiores, aprimora a estabilidade das articulações (tornozelo, joelho e quadril), além de trabalhar o condicionamento cardiorrespiratório.
os treinos realizados na praia ou em uma caixa de areia podem ser feitos nos mesmos moldes de uma corrida no asfalto ou na pista. É possível fazer intervalado, contínuo, shuttle-run (deslocamentos curtos e mudanças de direção em alta velocidade), entre outros.Também dá para fazer um circuito, com a corrida seguida de uma série de exercícios.

Se você está se preparando para uma prova, o trabalho na areia é interessante no período de base (início do processo de treinos específicos para um objetivo), já que este treinamento desenvolve a resistência de força e melhora o condicionamento cardiorrespiratório. Porém, treinar muito em areia faz o atleta ficar mais lento, já que o terreno absorve demais o impacto e ‘segura’ o movimento da corrida. Além disso, a atividade é mais desgastante do que uma simples corrida na rua e, por ser em um solo irregular, exige um bom preparo muscular para evitar torções de tornozelo. Por isso, deve-se dosar a intensidade, volume e quantidade semanal deste treino.
Alguns cuidados para que o exercício na areia seja o mais seguro possível:
  • Evite correr descalço, pois algum objeto ou sujeira pode cortar e machucar seus pés. Só o faça caso o treinamento seja executado em um trecho pequeno e delimitado, em que o atleta tenha certeza de que não há nada que pode causar algum ferimento.
  • Use meias de neoprene ou tênis de perfil baixo para proteger os pés.
  • Antes do treino, faça um bom alongamento dinâmico e um aquecimento fora da areia – ou em algum local onde o solo for mais dura – para preparar as articulações, tendões e ligamentos, que serão exigidos no instável terreno.
  • Nunca esqueça o filtro solar, boné ou viseira para proteger-se do sol e do mormaço e da hidratação para refrescar e repor os líquidos perdidos durante a corrida.
Este tipo de treinamento é indicado para corredores iniciantes ou experientes. Apenas precisa ser bem orientado acerca do volume, intensidade e frequência. 
Para atletas em trabalho de base, correr na areia é indicado uma vez por semana. Já em outros períodos, uma vez a cada 15 dias é mais do que suficiente.

Como moradores de Florianópolis, nós vidativados temos muitas opções para escolher a pista de treinos na areia, desde praias com areia fofa como a Praia Mole, dunas como a Praia da Joaquina até praias de areia batida como Jurerê. No Verão Vidativa vamos fazer um tour pelas lindas areias da ilha, fortalecendo a turma vidativa e aproveitando a melhor estação do ano!

GO VIDATIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário