quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Planejamento de Metas na corrida: Que venha 2016!




Está perdendo motivação? Não consegue atingir seus resultados? Tem se lesionado muito? Possivelmente você está precisando de novas metas! Se pensar em objetivos dá calafrios em você, calma: isto pode ser muito mais simples do que você imagina.
Para esta tarefa temos que começar a refletir sobre o cenário atual e avaliar as possibilidades de mudança. Está preparado? Vamos lá!

O primeiro passo é refletir sobre seu objetivo principal e todas suas variáveis:
  • Em quanto tempo eu quero atingir este objetivo?
  • Qual será minha dedicação para isto?
  • Quais são as principais barreiras para eu completar essa meta?


Este assunto nos remete para a mudança de estilo de vida, comportamento e crenças. Por exemplo, para quem gosta de correr, por vezes, a musculação parece chata e sem graça, mas provavelmente é a modalidade que vai proteger você de lesões e melhorar seu desempenho. A monotonia é uma barreira mas é possível modificar o sistema de treinamento e deixar a atividade mais dinâmica e prazerosa.


Outro ponto que pode influenciar o desempenho é a ansiedade de atingir rapidamente seus objetivos. Encare isto como um processo evolutivo e crie etapas com metas específicas e factíveis. Por exemplo, não necessariamente você deve correr sua prova antes da data. Além disso, intensificar o treinamento na semana anterior a prova não melhorará seu desempenho, pelo contrário. Um dos pilares do treinamento é o descanso.

Dentro do treinamento, este processo chama-se periodização de treinamento, composto por macrociclo (planejamento todo – anos ou meses), com mesociclos (semanas e meses) e microciclo (sessões de treino).

Turma de ultra-maratonistas Vidativa
foram os primeiros  a fazer a reunião
de planejamento

Vamos continuar este processo de planejamento? Marque já sua reunião de avaliação do ano e objetivos para 2016 com os professores Gi e Leo e para começar a sonhar com nossas próximas corridas.



Aqui vão algumas sugestões de provas para 2016, pesquise e selecione suas preferidas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário